Dicas Minecraft: Tutorial para inicantes em redstone (2)

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Tutorial para inicantes em redstone (2)

Essa é a segunda parte do Tutorial sobre Redstone, caso não tenha visto a primeiro clique aqui.


O que são, como funciona e como se diferem os diferentes tipos de inputs.

-Primeiramente irei começar por explicar o que são inputs e outputs. De forma simples os inputs é tudo aquilo que forneça energia, como as levers e os botões. Os outputs é tudo aquilo que ao receber energia irá de alguma forma activar, sendo exemplos o TNT e os pistões.
Existe um bloco que é colocado tanto na categoria de input quando de output: as redstone torches. Irei no final do capitulo explicar o porque deste bloco ser colocado em duas categorias.

-Irei agora falar sobre os diversos inputs existentes no minecraft:

LEVERS:
-As levers são provavelmente as mais populares pois são mais fáceis de usar. Elas têm a característica de fornecer continuamente energia após serem ligadas.
REDSTONE TORCHES:

-No instante que são colocadas as redstone torches irão imediatamente transmitir energia para os blocos circundantes, e são um componente muito importante na construção de Logic gates.

BUTTONS:
-Os botões após serem premidos irão liberar um corrente de energia durante apenas 1 segundo, no qual após isso irão desactivar. Elas só funcionam correctamente se colocadas nas laterais dos blocos e existe, também, maneiras de que os botões tenham um efeito "infinito", mas isso só será discutido no capítulo 4.
PRESSURE PLATES:
-Existem dois tipos de pressure plates, as wooden e as stone. Elas não possuem somente efeitos estéticos, mas possuem um diferença entre as duas.
-As wooden pressure plates são mais sensíveis. Items droppados nelas,ou seja, na sua forma "coleccionável" , serão o suficiente para a activar. Obviamente, mobs e o player também podem-na activar se a pisarem.
-As stone pressure plates requerem mais peso. Apenas mobs e o player a podem activar, e ao contrário das wooden, items dropados não serão o suficiente para as activar.

NOTA: Qualquer item droppado no wooden pressure plate é o suficiente para a activar.
DETECTOR RAILS:
-Detector rails, são apenas e somente activadas por minecarts. Elas podem fornecer energia constantemente desde que um minecart continue em cime do detector rail. Podemos concluir que tem um comportamente similar a de um pressure plate.
-Agora irei demonstrar como uma input transmite energia aos blocos em seu redor. Para facilitar a explicação irei utilizar screenshots similares aquelas que usei na explicação dos fios de redstone no capítulo anterior. Contudo a legenda muda:

Blocos brancos representam áreas que não recebem energia
Bloco amarelo representa a localização do input (no nosso caso uma lever)
Blocos vermelhos representam áreas que recebem energia do input (estas áreas podem ser substituídas por blocos que suportam redstone ou outputs).
-Nesta imagem os blocos adjacentes localizam-se no mesmo plano que o bloco que suporta o input.
-Aqui os blocos foram elevados um bloco em relação ao bloco que suporta o input.

-Já aqui podemos ver que apenas o bloco directamente acima do input é o único que recebe energia, os blocos adjacentes estão deprivados de energia.
Abaixo esta uma imagem que comprova o acima demonstrado:
-Bem, no íncio do capítulo eu tinha dito que a Redstone torch entra tanto na categoria de input como de output. Isto é porque quando uma redstone torch que esta situada nas laterais ou no topo de um bloco e se este bloco recebe energia, a redstone torch desliga! Abaixo esta demonstrado este fenómeno:
Notem em como a lever esta na sua posição "OFF", agora mudemos para a posição "ON":
Como podem ver, a redstone torch desligou ao receber energia. Este sua propriedade faz dele um elemento muito importante na construção de Logic Gates (aliás, as duas imagens acima mostram um logic gate...o NOT gate), no qual eu irei falar no próximo capítulo.


Creditos: "Dr. whunter"


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